CAMAROTE DE ACOMODAÇÃO SENSORIAL COUTO PEREIRA

FUTEBOL É PRA TODO MUNDO!

O Couto Pereira é o primeiro estádio a ter um Camarote Sensorial especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e a Cristal contribuiu para que isso fosse realidade!

Em parceria com o Instituto ICO (associação sem fins lucrativos voltada ao atendimento de pessoas autistas), pudemos contribuir com a construção de mais uma obra que prioriza acessibilidade: o primeiro Camarote de Acomodação Sensorial do país, no estádio do Coritiba. 


Ele apresenta adaptações para que as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA) possam assistir aos jogos sem que sejam perturbados pelo barulho ou pela luz excessiva.


Entendendo que algumas particularidades do futebol podem se tornar barreiras invisíveis para pessoas com TEA, como a hipersensibilidade sensorial, e o barulho da torcida, a iluminação do estádio, grande movimentação das pessoas, etc., o camarote foi pensado para reduzir todos os estímulos. 


Na construção, o teto e as paredes do camarote foram isolados acusticamente para que a redução do barulho não atrapalhasse os espectadores. O mobiliário também foi modificado e adequado ao público, com a inclusão de poltronas, caso a pessoa queira se isolar por alguns instantes. Além das luzes, que foram customizadas, para que ficassem mais difusas. Do lado externo, microfones captam o som do estádio que pode ter o volume calibrado nas caixas de som internas.  A equipe também está sendo preparada e treinada para acolher o público. Além de tudo, a sala apresenta visão privilegiada, bem em frente ao gramado. 


Para que a construção fosse possível, o Coritiba arrecadou mais de R$100 mil por meio de um leilão de camisetas oficiais utilizadas no Campeonato Paranaense 2022.  O projeto foi elogiado até mesmo por Neymar em um vídeo nas redes sociais. 


Para utilizar o camarote é necessário fazer reserva prévia na semana do jogo diretamente pelo Instituto ICO. 

 
Serviço:

Comercial

Duração:

7 Meses

Localização:

Estádio Couto Pereira R. Ubaldino do Amaral, 63 – Alto da Glória, Curitiba